terça-feira, 17 de maio de 2011

Londres - London

Tive a privilégio de andar, durante dois dias inteiros, na cidade de Londres. Pude conhecer todos locais turísticos da cidade, e o melhor, fiz tudo isso caminhando, então pude também conhecer locais não turísticos e extremamente bonitos. Eis um conselho que posso dar aos viajantes, andem, andem muito, pois é andando que você realmente sente o espírito da cidade, das ruas adjacentes, das saídas dos colégios, dos antigos prédios, do dia a dia local. Na foto abaixo é possível observar meu itinerário.
Indo para lá pude perceber que a cidade onde estou, Bournemouth, é uma mini Londres, pois tudo que há lá se apresenta aqui, porem de uma forma reduzida. Observando isso, a sustentabilidade é observada de forma parecida, o que cada vez mais me leva a perceber que a sustentabilidade não esta na tecnologia que utilizamos, nos estudos que desenvolvemos, entre outros, mas sim na cultura de um povo. Um povo sem uma cultura sustentável pode ter as melhores tecnologias do mundo para minimizar impactos negativos de empreendimentos ou obras, mas não vai utilizá-las de forma correta, e mesmo não saberá a importância de seu uso. É como tratar riscos, se os riscos não são conhecidos, ou seja, percebidos, nada será feito para tratá-los. Neste ponto se percebe que a cultura forma a sustentabilidade.
Outra observação que gostaria de fazer é em relação a uma maquina que vi em Londres, e depois acabei vendo também em Bournemouth. Sempre observei as ruas muito limpas, um pouco empoeiradas, com fuligem de automóveis, mas limpas, e nunca tinha observado ninguém as limpando. Foi quando estava no centro de Londres, na Oxford Av. que quase fui atropelado por uma maquina de varrer ruas, empurrada por um trabalhador de prefeitura, que passou tão rápido que nem deu tempo de tirar uma boa foto. Aqui em Bournemouth o principio é o mesmo, porém o trabalhador não empurra a maquina, e sim a dirige.


---------------------------------------------------------------------
I had the Nice experience of walking for two days in London. I could see all sights, and the Best: I do it walking, so a meet some everyday places in the city. If I could give one piece of advice to travellers this would be it: walk. That way you will discover 
differents places. In the Map Picture you can see my itinerary.

Going there makes my realize that Bournemouth is a small London. It is because everything that London has, Bournemouth has too, but smaller. Seeing that, sustainaity is not tecnology, but culture. Because if a population has tecnolog but doesn’t have culture, they don’t know and even realise the necessity of that tecnology. It is like when you face risk: if you don’t know the Risk, will you still do something to avoid it?

Nenhum comentário:

Postar um comentário